CARTA A UM AMIGO

Mogi esquece seus pracinhas

Caro leitor

Oportuníssima a carta que nos envia o capitão Antonio Mendes, ex-comandante do Tiro de Guerra local e que, desde que por aqui aportou, transformou-se em um mogiano de fato. Oportuna porque ontem, 8 de maio, transcorreu o 65º aniversário do Dia da Vitória, que marcou o encerramento da II Guerra Mundial.

Diz Antonio Mendes:

“Caro amigo Chico Ornellas

Estou mandando-lhe sugestões para você verificar se são oportunas para a sua consagrada página de O Diário, aos domingos:

Abraço

Antonio Mendes

Ser mogiano é...

... ter participado das comemorações do Dia da Vitória (8 de maio) na Associação dos Expedicionários Mogianos.

O melhor de Mogi:

O Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, “Museu da FEB”. Muito embora ainda incompleto, pois a Municipalidade, que recebeu a doação de um prédio de alto valor, muito bem localizado, até o momento não completou a contrapartida de instalação do museu com mobiliário adequado para receber acervos de grande valor estimativo, como: uniformes, medalhas, armas, currículos e outros objetos que, por enquanto, permanecem em poder das famílias dos expedicionários. Muitos dos quais já falecidos. Ainda, a Lei nº 5.892, de 18 de maio de 2006, que incorporou o prédio ao patrimônio municipal, prevê a responsabilidade municipal de instalação do Museu de Imagem e Som e, até o momento, nada foi feito nesse sentido. E nossos heroicos expedicionários – no momento são 15 – todos com mais de 90 anos.

O pior de Mogi

O mastro de bandeira existente junto ao monumento do pracinha da FEB, na Praça do Expedicionário, para o qual o mesmo foi ali plantado e depois que a primeira Bandeirante Nacional hasteada deteriorou-se com o tempo, nenhuma outra foi hasteada, nem mesmo nas datas cívicas.

PS: – Parece que, no impulso da emoção, escrevi demais. Mas na sua alta qualidade de redator saberá fazer os cortes e colocar o texto na medida certa. (N. do E.: texto publicado na íntegra, sem alterações.)

Copyright - Todos os direitos reservados